sábado, 24 de julho de 2010

#15 - “Sou humano, logo sou egoísta.”

E.go.ís.mo sm. Amor excessivo ao bem próprio, sem considerações aos interesses alheios.”




Quem gosta de ser chamado de egoísta? Quantas pessoas admitem egoísmo próprio? Ninguém gosta de ser chamado de egoísta. Ninguém se julga egoísta. Egoísmo é uma palavrinha feia, que ninguém quer carregar nas suas bolsas. Mas todos carregam. Sim, todos carregam. Todo ser humano, no fundo, é egoísta. Ninguém escapa disso, é natural da espécie.

Um bebê, tão lindo, tão inocente, tão egoísta. Não? Claro que sim. Já se perguntaram por que bebês choram tanto? Eles não são capazes de fazer nada sozinhos, portanto, choram por tudo. Pelo que querem, pelo seu próprio bem, pela sua vontade, pelo seu egoísmo inconsciente.

Crianças, adolescentes, adultos ou velhos... Todos são egoístas. Todos procuram o seu próprio bem-estar. É só observar para o egoísmo ser notado. Se você acha que fazer pequenas coisas vão curar seu egoísmo, desista. Ele sempre vai fazer parte de você.

Tudo o que o homem faz tem uma vantagem própria. Por que você ajuda o seu próximo? Para receber algo em troca? Egoísmo. “Não quero nada em troca, apenas sinto-me bem em ajudá-lo”? Egoísmo. Você está fazendo isso a fim de uma vantagem, quer sentir-se bem com isso.

Um amigo seu está passando por uma “barra” e vai desabafar com você para sentir-se melhor. O que você faz? Ao invés de ouvi-lo, você tenta confortá-lo, conta-lhe histórias semelhantes, em que você era protagonista. E nem nota que você inverteu os papéis. Sai satisfeito por ter falado que superou tudo, e ainda por cima com sensação de dever cumprido. O que você fez? Foi egoísta.

A inveja é um egoísmo. Quando desejamos mal ao que não é nosso, ou queremos tê-lo. Isso é um egoísmo. Não querer compartilhar, invejar... Egoísmo. Todo ser deseja algo alheio, nem que seja mínino.

Egoísmo, sendo natural da espécie humana, pode não ser tão ruim assim. Quem sabe uma necessidade? O problema é quando não sabemos administrá-lo e somos dominados por ele. Acredito que tudo pode ter um lado bom, sendo utilizado devidamente e sem exageros. Então reveja o que você faz, está extrapolando o egoísmo? Retenha.

1 comentários:

Hermes disse...

Oi gih o/

Thiago e Vitor comentando aqui do técncio *falta do que fazer*

xD